Sorteio eletrônico contempla 121 famílias com novas moradias em Limeira

12/06/2024

Unidades serão financiadas a preço social, com subsídios de 13 mil por família; investimento estimado do Governo do Estado é de R$ 1,5 milhão

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) contemplou 121 famílias do município de Limeira, na região de Campinas, com novas moradias do Residencial Laranjeiras. A seleção dos beneficiados foi realizada durante sorteio eletrônico nesta quarta-feira (12), na sede da pasta. As unidades, que serão construídas no Jardim Manacá, serão financiadas a preço social, com subsídios de R$ 13 mil por família, e terão, ao todo, investimento estimado de R$ 1,5 milhão pelo Governo do Estado.

Durante a transmissão, Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, explicou aos inscritos como o programa garante preço social às famílias. “É uma parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura, que cedeu o terreno, e a construtora que venceu a licitação para que produza 121 unidades a preços mais baixos do que o de mercado”, explicou.

No total, serão 288 unidades, sendo que as 121 sorteadas serão comercializadas para a demanda pública no valor de R$ 136.088,64,ou seja, abaixo do praticado pelo mercado. Além disso, as famílias ainda contarão com subsídio de R$ 13 mil para dar entrada ou amortecer as parcelas, o que facilita a compra de um imóvel próprio por famílias de baixa renda. O restante das moradias será comercializado pela construtora a preço de mercado.

Os apartamentos terão sala, cozinha, banheiro, lavanderia e 40 m2 de área útil. Uma unidade adaptada terá um dormitório. As demais contarão com dois quartos. Do total de unidades, nove são destinadas a pessoas com deficiência, quatro para idosos, cinco para policiais e agentes penitenciários e 12 para demanda municipal. As demais serão sorteadas entre a demanda geral cadastrada.

A lista dos classificados será encaminhada à empresa vencedora da licitação, responsável pela construção do empreendimento, que convocará as famílias para a fase de análise de crédito e situação cadastral pelo respectivo agente financeiro.

Participaram do processo de seleção 5.776 famílias que se inscreveram no site do Programa Casa Paulista – Preço Social, entre os dias 25 de março e 8 de maio deste ano.

Para concorrer aos imóveis, os inscritos devem ter renda familiar bruta de até três salários mínimos, morar ou trabalhar no município, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais, além de atender as demais exigências e condições vigentes por ocasião da análise pelo agente financeiro.

Sorteio Eletrônico

O sorteio eletrônico é realizado em duas etapas. Na primeira, será sorteada a sequência numérica que formará uma “semente”, composta por oito números extraídos das duas urnas instaladas no auditório da CDHU. Na segunda etapa, as moradias serão sorteadas pelo computador por meio de um programa especial, em código aberto, baseado em algoritmo matemático randômico, desenvolvido pelos técnicos da Companhia. É utilizada uma chave simétrica, capaz de garantir a segurança dos resultados dos sorteios. Além disso, todo o processo será auditado por uma empresa de auditoria externa.

Todas as informações sobre o sorteio foram registradas em ata após validação da auditoria externa contratada. Além disso, o auditor externo acompanhou todo o processo, incluindo a inspeção e o transporte dos computadores, que foram lacrados e guardados em cofres junto com o pendrive em que era armazenado os dados dos inscritos.

O resultado, com a ordem de classificação dos inscritos por grupo, pode ser conferida no site do do Programa Casa Paulista – Preço Social (www.nossacasa.sp.gov.br) e nos meios de comunicação oficiais da prefeitura.