Notícias

Famílias de Riolândia participam do sorteio de moradias da CDHU

18/06/2024

 

1.031 famílias concorreram às 24 casas sorteadas do empreendimento

 

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizou, nesta terça-feira (18/06), o sorteio de 24 casas na cidade de Riolândia, Região de São José do Rio Preto. O investimento na construção do empreendimento é da ordem de R$ 3,5 milhões. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes localizado na Avenida Onze nº 1.732.


Participaram do sorteio 1.031 famílias inscritas entre março e abril deste ano. Do total de unidades, duas foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, duas para idosos, uma para policiais e agentes penitenciário e uma para indivíduos sozinhos. As demais foram para a população em geral, sendo 12 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, três para renda de 3,01 a 5 salários e três para renda de 5,01 até 10 salários.


“Inexplicável! É uma emoção imensa, muita alegria e ansiedade. Fiquei sem palavras. Eu sempre paguei aluguel, mas hoje realizo este sonho, que não é só meu, mas é também da minha família”, explicou Jessica Aparecida Liborio Lima, de 32 anos.


O sorteio definiu os titulares e suplentes para a aquisição das moradias. A família contemplada passará pelo processo de habilitação, no qual terá de comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição para participar do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, o contemplado será desclassificado e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio. Este processo garante que o benefício do programa seja concedido apenas para as pessoas que mais necessitam.


O conselheiro tutelar Osmair Lopes de Andrade, de 27 anos, falou do seu sentimento ao ser sorteado. ”Estou emocionado. Era um sonho ter a casa própria e hoje tive a oportunidade de conquistar a minha. Agora tenho o meu lar”, comemorou.


“Esperei anos por este momento, orei tanto e chegou o meu grande dia”, disse Juliana Arcano Nicolau dos Santos. A diarista, de 27 anos, celebrou com a pequena Kemily, de apenas 11 meses, nos braços. “Vai ser uma felicidade muito grande quando meu marido chegar da roça, não vejo a hora.” Juliana ainda deixou uma mensagem de esperança para as famílias que não tem um teto: “Acredite, tenha fé, que uma hora a sua vez vai chegar.”


As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 43 m2 de área útil. As unidades contarão com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.


O empreendimento é viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno, localizado no Residencial Bella Vista. A CDHU fez a contratação da construtora e de toda a infraestrutura, como redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública, rede elétrica e muro de arrimo.


O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas